Brasília: sede do poder e nestes dias do Fórum Mundial da Água (Foto Adriano Rosa)
Brasília: sede do poder e nestes dias do Fórum Mundial da Água (Foto Adriano Rosa)

Patrocinadoras do Fórum Mundial da Água são grandes consumidoras hídricas

SÉRIE 8° FÓRUM MUNDIAL DA ÁGUA – III

Nestlé e Coca-Cola são duas das principais patrocinadoras da oitava edição do Fórum Mundial da Água, que está acontecendo nesta semana em Brasília. Estas grandes empresas são algumas das maiores usuárias globais dos recursos hídricos, estando entre as principais produtoras de água mineral, por exemplo. Outra patrocinadora é a Ambev, maior fabricante de cerveja do planeta. A presença empresarial é muito forte no Fórum, contando entre outras com a BRK Ambiental, que tem a concessão de serviços de água em Sumaré e Limeira, na região de Campinas, no âmbito da bacia do rio Piracicaba.

Nestlé, Coca-Cola, PepsiCo e Evian são algumas das principais produtoras de água engarrafada no mundo, mercado que apenas na Europa envolveu 45 bilhões de litros em 2016. Os dados estão no Relatório Global do Mercado de Água Engarrafada 2018 (“Global Bottled Water Market Report”).

Segundo o relatório, o número crescente de “consumidores conscientes da saúde em todo o mundo é um fator chave que impulsiona a demanda de água engarrafada”.

Outras empresas patrocinadoras do Fórum Mundial da Água, todas com relevante uso de recursos hídricos: Petrobras (usa enorme quantidade de água em seus processos industriais), sendo a maior consumidora, por exemplo, na região de Campinas), Caixa Econômica Federal (grande volume de investimentos em saneamento), Sabesp (maior estatal estadual em saneamento, tem a outorga do Sistema Cantareira, que tira até 31 mil litros por segundo da bacia do rio Piracicaba), Eletrobras (uso de água para geração de energia) e Itaipu Binacional (idem).

A BRK Ambiental, ligada à canadense Brookfield, está presente em mais de 180 municípios brasileiros. Dois deles são da bacia do rio Piracicaba: Sumaré e Limeira. A BRK é a antiga Odebrecht Ambiental.

 

 

 

 

 

 

Sobre José Pedro Soares Martins

Mineiro nascido com gosto de café e pão de queijo, ama escrever pois lhe encantam os labirintos, os segredos e o fascínio da vida traduzidos em letras.

Check Also

Rio Piracicaba em agosto de 2014: sinal de alerta em toda a região para mudanças climáticas (Foto José Pedro Martins)

História do rio Piracicaba em obra coletiva é o meu livro número 15

“Rio Piracicaba: Vida, Degradação e Renascimento”, lançado em 1998 (IQUAL Editora), é o livro número …