Em questão o futuro de Campinas (Foto Adriano Rosa)
Em questão o futuro de Campinas (Foto Adriano Rosa)

Uma agenda para a cidadania metropolitana no meu livro 14

“Campinas Ano 2000 – Metrópole, globalização e Terceiro Setor” é o meu livro número 14, lançado em 1998. O livro contém conceitos que desenvolvi em texto com o qual venci o Concurso Nacional de Monografias sobre Câmaras Municipais no Século 21. O concurso foi promovido naquele ano pela Câmara Municipal de Salvador, em comemoração aos 450 anos de sua instalação e de fundação da capital baiana, a primeira capital brasileira.

O livro mostra o processo de construção da região metropolitana de Campinas, que seria oficializada somente dois anos depois, em 2000. E destaca os desafios para a metropolização no contexto da globalização.

Meu livro número 14
Meu livro número 14

Algumas pistas, para uma metropolização cidadã, são apontadas no livro, como: ética da solidariedade, acima do individualismo; fortalecimento do poder local; resgate do sentido da ação política; valorização da cultura local; a importância do Terceiro Setor como fundamental para as mudanças necessárias; um novo papel para os prefeitos e vereadores; racionalização dos recursos existentes; proteção ambiental e sobretudo das águas; moradia para todos; saúde comunitária: comunicação democratizada.

Enfim, uma agenda para o século que estava por iniciar, com todas esperanças que isso despertava. Claro, muita utopia, mas não é ela que nos move?

Sobre José Pedro Soares Martins

Mineiro nascido com gosto de café e pão de queijo, ama escrever pois lhe encantam os labirintos, os segredos e o fascínio da vida traduzidos em letras.

Check Also

Rio Piracicaba em agosto de 2014: sinal de alerta em toda a região para mudanças climáticas (Foto José Pedro Martins)

História do rio Piracicaba em obra coletiva é o meu livro número 15

“Rio Piracicaba: Vida, Degradação e Renascimento”, lançado em 1998 (IQUAL Editora), é o livro número …