Rio Piracicaba em agosto de 2014: sinal de alerta em toda a região para mudanças climáticas (Foto José Pedro Martins)
Rio Piracicaba em agosto de 2014: sinal de alerta em toda a região para mudanças climáticas (Foto José Pedro Martins)

História do rio Piracicaba em obra coletiva é o meu livro número 15

“Rio Piracicaba: Vida, Degradação e Renascimento”, lançado em 1998 (IQUAL Editora), é o livro número 15 com o meu nome. O livro reúne textos organizados por Antonio Carlos de Mendes Thame, ex-prefeito de Piracicaba e primeiro presidente do Comitê das Bacias dos rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí.

São dois textos meus no livro, contando a história do rio, as diversas fases do processo de degradação (por exemplo, com a entrada em operação do Sistema Cantareira) e as iniciativas pela sua recuperação. Um rio que é a própria alma de uma cidade e que foi fundamental para me inspirar em querer me aprofundar na questão ambiental.

Capa do livro número 15 com o meu nome
Capa do livro número 15 com o meu nome

Os eventos mais importantes são realizados no próprio rio ou no seu entorno, como a Festa do Divino, a Encenação da Paixão de Cristo e, mais recentemente, o Salão Internacional de Humor. Vários nomes importantes na história de recuperação do rio também têm textos na publicação, como o próprio Thales, o engenheiro Nelson de Souza Rodrigues, o jurista Paulo Affonso Leme Machado e o geólogo João Jerônimo Monticeli.

Sumário do livro
Sumário do livro

Infelizmente as ameaças continuam. Estiagens recentes confirmaram a relevância do prosseguimento de ações vigorosas. As mudanças climáticas acrescentaram novos riscos e pressões sobre o Rio Piracicaba e toda a sua bacia hidrográfica.



 

Sobre José Pedro Soares Martins

Mineiro nascido com gosto de café e pão de queijo, ama escrever pois lhe encantam os labirintos, os segredos e o fascínio da vida traduzidos em letras.

Check Also

Em questão o futuro de Campinas (Foto Adriano Rosa)

Uma agenda para a cidadania metropolitana no meu livro 14

“Campinas Ano 2000 – Metrópole, globalização e Terceiro Setor” é o meu livro número 14, …