Meirelles, Victor (1832 - 1903)
 	
Primeira Missa no Brasil , 1860
—leo sobre tela
268 x 356 cm
Museu Nacional de Belas Artes (Rio de Janeiro, RJ)
Reprodu‹o fotogr‡fica Lula Rodrigues
Meirelles, Victor (1832 - 1903) Primeira Missa no Brasil , 1860 —leo sobre tela 268 x 356 cm Museu Nacional de Belas Artes (Rio de Janeiro, RJ) Reprodu‹o fotogr‡fica Lula Rodrigues

A destruição ambiental no Brasil, no livro 16 com meu nome

“História e meio ambiente – O impacto da expansão europeia” é o livro de número 16 com o meu nome. Foi publicado pelo Centro de Estudos de História do Atlântico (CEHA), sediado em Funchal, na Ilha da Madeira. São vários autores e o meu texto “Portugal e a devastação ecológica no Brasil” relata um pouco da trajetória de destruição ambiental após a chegada dos portugueses, em 1500. (A foto em destaque é do famoso quadro A primeira missa no Brasil, de 1860, pintado por Victor Meirelles)

Livro foi publicado pelo CEHA, de Funchal,  Ilha da Madeira
Livro foi publicado pelo CEHA, de Funchal, Ilha da Madeira

Conhecer a Ilha da Madeira foi uma de minhas maiores descobertas. Um lugar deslumbrante em termos naturais, não sendo à toa que é tão procurado pelos turistas. Mas acima de tudo muita história.

A Madeira foi o laboratório de cultivo da cana, antes de sua “exportação” para o Brasil e outros países sob domínio lusitano. Aquele paraíso natural foi durante um bom tempo considerado como o verdadeiro Éden na Terra.

Funchal, um paraíso (Foto Hiljon, por Pixabay)
Funchal, um paraíso (Foto Hiljon, por Pixabay)

E caminhar pelas ruas de Funchal…Quanta semelhança com várias cidades brasileiras. Na ida do aeroporto para o hotel, estava tocando música sertaneja no rádio do táxi!

O CEHA era dirigido na época por José Pereira da Costa, um dos grandes nomes da historiografia portuguesa (foi conservador do Arquivo Nacional da Torre do Tombo, principal fonte de documentos da história lusitana). Tão generoso, ele fez questão de me passar uma contribuição para organização sediada em Campinas, depois que relatei a sua luta pela infância. Faleceu em 2010, aos 88 anos.

Alberto Vieira,  um gigante da história da Madeira e de todo o mundo lusófono
Alberto Vieira, um gigante da história da Madeira e de todo o mundo lusófono

E Alberto Vieira, outro nome fundamental na história da Madeira e das ilhas, o substituto natural de José Pereira da Costa. Infelizmente, Vieira faleceu em 2019.

Os dois me influenciaram muito a me aprofundar na pesquisa histórica e, depois dos dois encontros que participei em Funchal, de fato vieram vários livros meus sobre questões históricas. Desses momentos inesquecíveis e transformadores em nossas vidas.

Sobre José Pedro Soares Martins

Mineiro nascido com gosto de café e pão de queijo, ama escrever pois lhe encantam os labirintos, os segredos e o fascínio da vida traduzidos em letras.

Check Also

Em questão o futuro de Campinas (Foto Adriano Rosa)

Uma agenda para a cidadania metropolitana no meu livro 14

“Campinas Ano 2000 – Metrópole, globalização e Terceiro Setor” é o meu livro número 14, …