Ainda existem belas, recatadas e do lar porque no mundo há homens que não lavam sua própria xícara de café. O contraponto a este modelo de mulher, publicado por uma revista semanal na última semana como um exemplo da boa e confiável esposa, não são as mulheres risonhas e desinibidas ou trabalhadoras independentes (que invadiram as redes sociais de forma bem-humorada e divertida); o contraponto são homens que dividem o trabalho da casa com a mulher e que têm prazer em ver a parceira realizar-se pessoalmente no trabalho e com autonomia financeira; homens que não se prendem a padrões de …
Leia Mais »Monthly Archives: abril 2016
No tempo em que ser bancário, estudante e comunista era muito suspeito
Deveria ser apenas mais uma tarde de expediente comum na agência do Banco do Brasil do centro antigo do Recife, mas a rotina foi quebrada pela entrada abrupta de soldados armados do exército que procuravam “o comunista Sarmento”. Foram direto para os andares de cima. O silêncio só foi quebrado no térreo quando, minutos depois, alguém chamou o funcionário Lindolpho, amigo de Sarmento. Era meu pai. Antes de ser levado pelos soldados, Osvaldo Sarmento pediu para falar com um amigo. Para sua surpresa, deram permissão. Mandaram buscar meu pai, que subiu ao sexto andar sem saber, ainda, o motivo. “Estava …
Leia Mais »A ética e a poética das narrativas
Conheci Dalva pessoalmente numa mesinha do Giovanetti 1, no coração de Campinas. Marcamos pelo telefone. O objetivo era que ela, batizada como Maria das Dores, me contasse sua história de vida para avaliarmos a possibilidade de transformá-la em livro. Depois deste primeiro encontro, foram dezenas de entrevistas que resultaram no livro que escrevi em 2004, tornando real seu sonho de contar sua trajetória e falar da fome, da exclusão e da superação. Ainda no bar, quando eu já imaginava os primeiros parágrafos, lembrei de Carolina Maria de Jesus, que escreveu ‘Quarto de Despejo’, outra ex-catadora que na década de 1960 …
Leia Mais »