Execução pública de Anne Askew, em 1546, na xilogravura de Robert Crowley
Execução pública de Anne Askew, em 1546, na xilogravura de Robert Crowley

A nova inquisição e as novas bruxas

O ano é 1022. A cidade, Orleans, na França. O fato, o lançamento do Tribunal Público contra a Heresia, possivelmente o primeiro dos tribunais do que ficou conhecido como Inquisição, o conjunto de instituições criadas no âmbito da Igreja Católica para evitar a dissidência e seus ativistas, os hereges. O horror inquisitorial atingiu o seu auge no período da Contrarreforma, o movimento de reação às diretrizes da Reforma Protestante. Por quase toda a Europa, por muitos anos fogueiras arderam como arma de guerra e assassinato contra homens e mulheres que ousavam questionar os dogmas católicos. Caso da poeta britânica Anne Askew, executada em praça pública em uma região de Londres a 16 de julho de 1546. De inclinação anabatista, um movimento que criticava muitos pilares católicos, a escritora foi morta após longas sessões de tortura.

Mil anos depois, a Inquisição está de volta, agora no formato dos tribunais propagados diariamente pelas redes sociais. Acusações levianas acontecem a todo momento pela Inquisição contemporânea, prima irmã das fake news. E a pessoa acusada não tem qualquer chance de defesa, no calor da divulgação instantânea do fato. No modelo inquisitorial original, às vezes o acusado até tinha alguma possibilidade de contestar, claro que sem qualquer chance de sucesso. Agora, não. É tudo na hora. Quando eventualmente acontece um reparo (não por quem acusa, geralmente), já é tarde. O estrago está feito, e com uma plateia enorme aplaudindo, como no momento em que Anne Askew era queimada.

Não dá para comparar o terror da Inquisição original com a atual. Aquela levou milhares à morte, do modo mais cruel possível. Mas os tribunais da Internet também deixam suas sequelas e feridas, é inegável. A questão é que algumas acusações se tornam crônicas e vão formando uma imagem, um consenso, que depois é difícil derrubar.

Muitos estudos mostraram como a Inquisição do Santo Ofício, de matiz católica, tinha múltiplos propósitos e foi utilizada como ferramenta política para a destruição do opositor, do diferente. Uma pessoa ou grupo poderoso que via seus interesses contrariados acusava o opositor de heresia e este era o caminho mais curto para a sua destruição.

Não é diferente com os tribunais da Internet. Em geral a acusação tem fundo político, é feita por alguém ou um grupo que não quer ver questionado o seu status quo, os fundamentos conservadores. Estamos falando de acusações que podem envolver siglas partidárias, crenças religiosas ou questões geopolíticas mais amplas.

Por isso é essencial, cada vez mais vital, que não se “compre” uma acusação tão logo ela aparece. É muito saudável buscar várias fontes, aquelas consideradas confiáveis, para se formar uma opinião. Hoje a acusação pode vir de uma forma até leve, caricata, divertida, através de um desses chamados memes. Mas o resultado é o mesmo se fosse feita de modo mais direto. As novas “bruxas” vão sofrer do mesmo jeito.

Este é um dos motivos pelos quais muita gente quer distância das redes sociais. Porque a mentira é uma matéria-prima permanente, agindo sorrateira e sempre destrutiva. Para aqueles que ainda navegam por elas, todo cuidado é pouco.

No caso do Brasil, é bom lembrar que o país foi colonizado por Portugal no auge da Contrarreforma na Península Ibérica. Daí a dificuldade histórica, atávica, para se pensar e agir diferente no nosso país. O “normal” em mais de cinco séculos é a censura, a negação e tentativa de destruição do que questiona, fere, o senso comum reinante. No atual ano da graça de 2023, um milênio depois do surgimento da Inquisição, o panorama brasileiro é mais do que propício para a proliferação de tribunais do pensamento. As chamas estão acesas.

Sobre asnjp

Check Also

Decisões em Brasília afetam direitos de todos os cidadãos do país (Foto Adriano Rosa)

Lula assume terceiro mandato com gigantesco desafio de superação das desigualdades (DDHH 75 anos, Dia 1, Art.1)

Por José Pedro Soares Martins O presidente Luiz Inácio Lula da Silva tomou posse pela …