Artigos Recentes

Alberto Dines, jornalista (Foto Rodrigo Ricardo EBC/ Divulgação)

A importância de Alberto Dines para o jornalismo brasileiro

Não faltarão,  nas análises sobre a biografia de Alberto Dines, falecido nesta terça-feira, 22 de maio, expressões tipo “com ele, morre uma era do jornalismo brasileiro”. É a pura verdade, mas Dines significa mais do que o jornalismo dito romântico,  aquele da reportagem,  da apuração detalhada dos fatos. O jornalismo que continua muito válido e essencial, em plena era das fake news. Uma das principais contribuições de Dines é sua preocupação permanente com a avaliação crítica da própria imprensa. Foi assim com o Jornal dos Jornais, de 1975, e o Jornal da Cesta, de 1977, e continuou com o Observatório da Imprensa, de 1997 até hoje. A imprensa brasileira é absolutamente inimiga da autocrítica.  Muitas vezes é arrogante, acha que …

Leia Mais »
Campinas insiste em brilhar (Foto Martinho Caires)

O que o senhor Armindo Dias representa para Campinas

Várias leituras são possíveis a respeito da trajetória do senhor Armindo Dias, empresário falecido neste domingo, 20 de maio, em Campinas. Vou destacar três, que aponto com base no conhecimento que tive dele, como jornalista e acima de tudo morador da cidade que ele, nascido em Portugal, amava tanto, como eu amo. A primeira se refere justamente a sua origem lusitana. Era, portanto, um migrante, como tantos outros cidadãos brasileiros e mundiais que escolheram Campinas para viver. A cidade que abraça o que vem de fora, que acolhe e provoca um diálogo multicultural e multiétnico de enorme potencial. Sim, não se trata de uma conversa fácil, há muitos ruídos nessa comunicação entre tanta gente de raízes distintas, mas o que …

Leia Mais »
Brasília sediou o polêmico Fórum Mundial da Água (Foto Adriano Rosa)

Fórum Mundial da Água termina sem crítica clara à privatização dos recursos hídricos

SÉRIE 8° FÓRUM MUNDIAL DA ÁGUA – IV A oitava edição do Fórum Mundial da Água está terminando nesta sexta-feira, dia 23 de março, em Brasília, com importantes declarações de vários setores, mas sem uma clara condenação da privatização dos recursos hídricos ou menção ao necessário controle social da gestão da água. Em vários momentos, por diversas autoridades, o Fórum vem sendo destacado como “o maior da história dos fóruns mundiais da água”, como afirmou o presidente do Conselho Mundial da Água, Benedito Braga, que é secretário estadual de Saneamento e Recursos Hídricos de São Paulo. O Fórum de Brasília teve a participação de mais de 85 mil pessoas de 172 países diferentes, sendo 74,5 mil visitantes da Vila Cidadã e …

Leia Mais »
Brasília: sede do poder e nestes dias do Fórum Mundial da Água (Foto Adriano Rosa)

Patrocinadoras do Fórum Mundial da Água são grandes consumidoras hídricas

SÉRIE 8° FÓRUM MUNDIAL DA ÁGUA – III Nestlé e Coca-Cola são duas das principais patrocinadoras da oitava edição do Fórum Mundial da Água, que está acontecendo nesta semana em Brasília. Estas grandes empresas são algumas das maiores usuárias globais dos recursos hídricos, estando entre as principais produtoras de água mineral, por exemplo. Outra patrocinadora é a Ambev, maior fabricante de cerveja do planeta. A presença empresarial é muito forte no Fórum, contando entre outras com a BRK Ambiental, que tem a concessão de serviços de água em Sumaré e Limeira, na região de Campinas, no âmbito da bacia do rio Piracicaba. Nestlé, Coca-Cola, PepsiCo e Evian são algumas das principais produtoras de água engarrafada no mundo, mercado que apenas …

Leia Mais »
Professor Zuffo, da Unicamp, referência em recursos hídricos na região de Campinas (Foto Adriano Rosa)

Referência no tema na região de Campinas, professor da Unicamp não foi convidado para o Fórum Mundial da Água

SÉRIE 8° FÓRUM MUNDIAL DA ÁGUA – II O professor Antônio Carlos Zuffo, do Departamento de Recursos Hídricos da Faculdade de Engenharia Civil da Unicamp, é uma das principais referências no tema “água” na região de Campinas. Ele foi muito ativo durante a crise hídrica de 2014-2015. Participou de muitos eventos, foi convidado a apresentar suas posições e propostas para a segurança hídrica nas bacias dos rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (PCJ). Pois o professor Zuffo simplesmente não foi convidado a participar do 8° Fórum Mundial da Água, que está acontecendo nesta semana em Brasília. A região de Campinas está representada no Fórum basicamente por membros de organizações oficiais, mas sem a presença de muitos profissionais com posições mais críticas embora …

Leia Mais »