Arquivo Mensal

Veículos elétricos usados pela CPFL, que está investindo em novas fontes energéticas (Foto Martinho Caires)

O movimento dos caminhoneiros e a insustentabilidade do Brasil

Pois o movimento dos caminhoneiros, em protesto contra as altas constantes nos preços dos combustíveis, entrou no quarto dia com impacto em vários setores da economia e no cotidiano dos brasileiros. O desgastado Palácio do Planalto tenta agir com acordos que, até o momento, não sensibilizaram os motoristas. Os profissionais ainda não parecem dispostos a voltar ao trabalho, entendendo que o oferecido pelo governo é muito pouco. Várias questões em jogo e uma delas é a da insustentabilidade de nosso sistema de transporte e de nossa matriz energética, tema pouco falado até o momento nessa crise assustadora. O Brasil tem cometido erro em cima de erro nesse sentido. Abandonou as ferrovias e não tem explorado como poderia as hidrovias, deixando …

Leia Mais »
Alberto Dines, jornalista (Foto Rodrigo Ricardo EBC/ Divulgação)

A importância de Alberto Dines para o jornalismo brasileiro

Não faltarão,  nas análises sobre a biografia de Alberto Dines, falecido nesta terça-feira, 22 de maio, expressões tipo “com ele, morre uma era do jornalismo brasileiro”. É a pura verdade, mas Dines significa mais do que o jornalismo dito romântico,  aquele da reportagem,  da apuração detalhada dos fatos. O jornalismo que continua muito válido e essencial, em plena era das fake news. Uma das principais contribuições de Dines é sua preocupação permanente com a avaliação crítica da própria imprensa. Foi assim com o Jornal dos Jornais, de 1975, e o Jornal da Cesta, de 1977, e continuou com o Observatório da Imprensa, de 1997 até hoje. A imprensa brasileira repele a autocrítica.  Muitas vezes é arrogante, acha que sabe tudo. …

Leia Mais »
Campinas insiste em brilhar (Foto Martinho Caires)

O que o senhor Armindo Dias representa para Campinas

Várias leituras são possíveis a respeito da trajetória do senhor Armindo Dias, empresário falecido neste domingo, 20 de maio, em Campinas. Vou destacar três, que aponto com base no conhecimento que tive dele, como jornalista e acima de tudo morador da cidade que ele, nascido em Portugal, amava tanto, como eu amo. A primeira se refere justamente a sua origem lusitana. Era, portanto, um migrante, como tantos outros cidadãos brasileiros e mundiais que escolheram Campinas para viver. A cidade que abraça o que vem de fora, que acolhe e provoca um diálogo multicultural e multiétnico de enorme potencial. Sim, não se trata de uma conversa fácil, há muitos ruídos nessa comunicação entre tanta gente de raízes distintas, mas o que …

Leia Mais »