Alberto Dines, jornalista (Foto Rodrigo Ricardo EBC/ Divulgação)
Alberto Dines, jornalista (Foto Rodrigo Ricardo EBC/ Divulgação)

A importância de Alberto Dines para o jornalismo brasileiro

Não faltarão,  nas análises sobre a biografia de Alberto Dines, falecido nesta terça-feira, 22 de maio, expressões tipo “com ele, morre uma era do jornalismo brasileiro”. É a pura verdade, mas Dines significa mais do que o jornalismo dito romântico,  aquele da reportagem,  da apuração detalhada dos fatos. O jornalismo que continua muito válido e essencial, em plena era das fake news.

Uma das principais contribuições de Dines é sua preocupação permanente com a avaliação crítica da própria imprensa. Foi assim com o Jornal dos Jornais, de 1975, e o Jornal da Cesta, de 1977, e continuou com o Observatório da Imprensa, de 1997 até hoje.

A imprensa brasileira repele a autocrítica.  Muitas vezes é arrogante, acha que sabe tudo. Não erra.

Essa postura deriva das lacunas na cultura política do país.  Falta a cidadania plena. Mas a imprensa deveria ser a primeira a defender a autocrítica.

As redes sociais apontam para prováveis mudanças nesse panorama. Dines abriu o caminho. Vamos continuar e honrar o seu legado.

 

 

Sobre José Pedro Soares Martins

Mineiro nascido com gosto de café e pão de queijo, ama escrever pois lhe encantam os labirintos, os segredos e o fascínio da vida traduzidos em letras.

Check Also

Rio Piracicaba em agosto de 2014: sinal de alerta em toda a região para mudanças climáticas (Foto José Pedro Martins)

História do rio Piracicaba em obra coletiva é o meu livro número 15

“Rio Piracicaba: Vida, Degradação e Renascimento”, lançado em 1998 (IQUAL Editora), é o livro número …