cidadao ilustre 1

“O Cidadão Ilustre” é ótimo cinema argentino para rir e para pensar

DaniPrandi_0188c_500O escritor argentino Daniel Mantovani (Oscar Martínez) aguarda ser chamado para receber o Nobel de Literatura. Mas toda a pompa e circunstância da maior de todas as honrarias do mundo literário caem por terra após o discurso “de agradecimento”, quando o autor faz um manifesto veemente contra “esse tipo de reconhecimento unânime que está relacionado ao declínio de um artista”. O mal-estar é geral e é impossível não lembrar do recente desprezo de Bob Dylan a respeito do mesmo prêmio. A arte imita a vida, ou vice-versa?

Mantovani é o protagonista da comédia dramática “O Cidadão Ilustre”, imperdível novidade no cinema a partir desta quinta-feira, 11 de maio. O filme, premiado no Festival de Veneza do ano passado, tem sua força no roteiro e na direção da dupla Gastón Duprat e Mariano Cohn, a mesma de “O Homem ao Lado” (2009), sobre dois vizinhos que se desentendem por causa de uma janela. De novo, a partir de uma história simples, os cineastas conseguem um bom retrato das picuinhas da vida em uma comunidade ressentida com seu filho famoso.

cidadao ilustre 4

Após o Nobel, o escritor alcança o status de celebridade. Mas, junto com a fama, vem a falta de inspiração e de vontade de escrever novos livros. Mantovani recusa convites e mais convites para eventos literários ao redor do mundo e (sobre)vive em Barcelona em um cotidiano de tédio.

Até que uma carta o desperta.

Salas, sua cidade-natal, no interior da Argentina, o convida para uma homenagem. Vão dar a ele o título de “cidadão ilustre”, com direito a busto no meio da praça e tal. E o escritor resolve revisitar seu passado 40 anos depois de ter escapado daquela pequena comunidade a cerca de 600 quilômetros de Buenos Aires. “Acho que só fiz uma coisa na vida: fugir de lá”, declara dramaticamente.

cidadao ilustre 3

Ironicamente, Salas nunca saiu de sua vida pois é das suas experiências, personagens e lembranças que nasceram as histórias de seus livros. Ao percorrer novamente as ruas de chão batido, olhar as casas, o comércio e as pessoas, com uma acertada câmera com um toque documental que deixa tudo ainda mais convincente, Mantovani vai se reencontrar.

O escritor detesta ser reconhecido e é engraçado quando, no avião para a Argentina, o piloto anuncia sua presença. E assim será. Depois de uma chegada conturbada, com direito a ser recebido por um motorista inesperado, em um carro caindo aos pedaços que os deixa a pé no meio do nada, o escritor é obrigado a passar por muitas, mas muitas mesmo, situações constrangedoras, como, por exemplo, desfilar no carro dos bombeiros ao lado da “Princesa da eleza” local.

cidadao ilustre 2

Pouco a pouco, personagens de seu passado reaparecem, como a ex-namorada, agora casada e com uma filha sedutora e perturbada com a sua presença. Mantovani é recebido com todas as honras mas, pouco a pouco, as máscaras caem. Ressentimentos retornam, novos inimigos surgem, como, por exemplo, o presidente de uma associação de pintores locais cuja obra o escritor não selecionou para a exposição comemorativa. E o autor, fiel ao estilo de não se submeter ao que não aceita, vai aumentando suas inimizades.

cidadao ilustre 5

Carregado de cinismo, “O Cidadão Ilustre” é um filme sobre vaidades e tem seu ponto alto na interpretação de Oscar Martínez, premiado como melhor ator no Festival de Veneza, que faz com que seu personagem desperte admiração, mas também desprezo. O ritmo é sarcástico, em uma trama que faz rir e faz pensar, com um desfecho simples, mas sensacional. Mais uma vez a Argentina dá a lição de que é possível fazer bom cinema sem muitas invencionices, apelação ou fortunas.

Trailer

Sobre Daniela Prandi

Daniela Prandi, paulista, jornalista, fanática por cinema, vai do pop ao cult mas não passa nem perto de filmes de terror. Louca por livros, gibis, arte, poesia e tudo o mais que mexa com as palavras em movimento, vive cada sessão de cinema como se fosse a última.

Check Also

Da sacada de uma bela casa na enseada de Marselha, a vida passa implacável (Foto Divulgação)

A vida passa implacável em “Uma Casa à Beira-Mar”

Da sacada de uma bela casa de frente para a enseada de Marselha, no sul …