“Câmara em Foco: 200 anos do Poder Legislativo em Campinas” é o meu livro número 12. Lançado em 1998, quando a Câmara Municipal de Campinas completava dois séculos de existência.
Um balanço desses 200 anos em que a Câmara acompanhou e participou diretamente dos momentos críticos da história local, como a Febre Amarela no final do século 19, as duas guerras mundiais, a ditadura militar de 1964-1984, a redemocratização.

Um dos grandes desafios mostrados pelo livro: a maior participação feminina no Legislativo. Em dois séculos, apenas oito mulheres entre os 625 vereadores que cumpriram 1070 mandatos. É muito pouco!
O livro contém a lista de todos esses vereadores. Até então, a Câmara – que teve várias sedes até a atual – tinha sido a escola política onde se formaram um presidente da República (Campos Salles), dois ministros, seis senadores, 11 deputados federais, um governador de São Paulo, quatro vice-governadores, 27 deputados estaduais e 17 prefeitos. Não é pouca coisa!

Um livro que, admito, precisa ser aprimorado e, claro, ampliado, considerando as legislaturas posteriores.

Da Câmara de Campinas recebi três homenagens que muito me alegram: o Diploma de Mérito Jornalístico, nesse mesmo ano de 1998: Medalha Carlos Gomes, em 2008: e a Medalha Chico Mendes, em 2015 (esta, por iniciativa de Luiz Carlos Rossini).