CCP2-660x330

História social de Campinas no meu livro número 13

“Vocação Solidária – Flashes da história da assistência social em Campinas” é o meu livro número 13. Lançado em 1998, resume a trajetória da ação social na cidade, no contexto de sua história recheada de contradições.

Algumas iniciativas importantes nasceram justamente da reação da doenças que vitimavam muitas pessoas, como na atual pandemia. Caso especial da febre amarela no final do século 19, que deu origem ou movimentou instituições importantes ainda hoje, além de fomentar a preocupação com o saneamento básico.

Meu livro número 13
Meu livro número 13

As primeiras instituições de assistência social nos moldes atuais, como o Asilo dos Inválidos (atual Lar dos Velhinhos), em 1904, a Sociedade Feminina de Assistência à Infância (atual Creche Bento Quirino), de 1914, e a Maternidade de Campinas, de 1916 (pedra fundamental lançada em 1911).

Essas duas últimas instituições estariam entre as primeiras filiadas à Fundação FEAC, criada em abril de 1964 e que inauguraria um modelo pioneiro (e ainda inédito no país) de ação social.

E o livro conclui com as organizações mais recentes, que confirmam a citada vocação solidária de Campinas, como Centro Boldrini, Centro Corsini e Sobrapar. A Casa da Criança Paralítica (foto) é outra importante organização na história social local.

O livro, com muita honra para o autor, tem apresentação de prefácio de duas pessoas com enorme papel na ação social em Campinas e no Brasil, Luis Norberto Pascoal e Darcy Paz de Pádua, um dos líderes do movimento que levou à criação da FEAC, ao lado de Eduardo de Barros Pimentel. O livro pode ser lido no site da FEAC, no link: file:///C:/Users/JPSM/Documents/Vocacao-Solidaria.pdf

Sobre José Pedro Soares Martins

Mineiro nascido com gosto de café e pão de queijo, ama escrever pois lhe encantam os labirintos, os segredos e o fascínio da vida traduzidos em letras.

Check Also

Rio Piracicaba em agosto de 2014: sinal de alerta em toda a região para mudanças climáticas (Foto José Pedro Martins)

História do rio Piracicaba em obra coletiva é o meu livro número 15

“Rio Piracicaba: Vida, Degradação e Renascimento”, lançado em 1998 (IQUAL Editora), é o livro número …