“Campinas Ano 2000 – Metrópole, globalização e Terceiro Setor” é o meu livro número 14, lançado em 1998. O livro contém conceitos que desenvolvi em texto com o qual venci o Concurso Nacional de Monografias sobre Câmaras Municipais no Século 21. O concurso foi promovido naquele ano pela Câmara Municipal de Salvador, em comemoração aos 450 anos de sua instalação e de fundação da capital baiana, a primeira capital brasileira.
O livro mostra o processo de construção da região metropolitana de Campinas, que seria oficializada somente dois anos depois, em 2000. E destaca os desafios para a metropolização no contexto da globalização.
Algumas pistas, para uma metropolização cidadã, são apontadas no livro, como: ética da solidariedade, acima do individualismo; fortalecimento do poder local; resgate do sentido da ação política; valorização da cultura local; a importância do Terceiro Setor como fundamental para as mudanças necessárias; um novo papel para os prefeitos e vereadores; racionalização dos recursos existentes; proteção ambiental e sobretudo das águas; moradia para todos; saúde comunitária: comunicação democratizada.
Enfim, uma agenda para o século que estava por iniciar, com todas esperanças que isso despertava. Claro, muita utopia, mas não é ela que nos move?